Projeto Conhecendo Macapá.
Tema: Macapá, um pouquinho do Brasil.
Série: 4 ano/3 série.
Duração: 20 horas.
Problemática:
Desvalorização da cidade, abandono da cultura e dos costumes pela nova geração.
Justificativa:
O projeto visa induzir o aluno a valorizar o lugar onde vive através do conhecimento. Conhecendo mais a historia o aluno poderá refletir mais em suas ações em relação a historia, a cultura e os costumes deixado pelos pioneiros da cidade.
Objetivo Geral:
Levar o aluno há conhecer um pouco sobre a origem de Macapá, os significados de seu marcos históricos, de sua cultura e de seus costumes, que estão sendo, aos poucos, esquecidos.
Objetivo Especifico:
Conscientizar o aluno sobre a história da nossa cidade, e assim levá-lo à identificação através do conhecimento dos nossos monumentos históricos e entender que o presente é o legado da passado, permitindo compreender àqueles que de diferentes culturas e costumes ajudaram a construir o local em que vivemos.
Conteúdos Trabalhados:
Português | Matemática | Historia | Geografia | Artes |
Atividades escritas e orais (leitura, construção e interpretação de textos); Música, lendas, poemas, rimas; Confecção de livro. | Construção de mini-maquete; Confecção de livro; (medidas de comprimento e formas geométricas). | Historia da cidade de ontem e hoje; Confecção de livro. | Localização, clima, extensão territorial; | Técnicas de pinturas, Confecção de livro, Desenho livre, Construção de mini-maquete. |
Metodologia.
Esse projeto foi elaborado com base no livro Macapá: A capital do meio do mundo, de Hebert Emanuel e Adriana Abreu, o qual será utilizado durante todo o bimestre. O programa será trabalhado de forma dinâmica, lúdica e diversificada para que o aluno venha a ter contado com o conteúdo de formas diferenciadas, com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse. Nesse projeto será trabalhada música, teatro, aula-passeio, filmes, construção de texto e a elaboração de um livro.
Cronograma de Execução.
DATA | TEMPO | CONTEÚDO | ATIVIDADE A SER REALIZADA NA AULA |
04/08/2010 | 100 min | Conhecendo Macapá. | Será trabalhado livro na pág. 3, 4 e 5 e uma atividade criada pelo professor com a música Minha Cidade. |
06/08/2010 | 50 min | Fortaleza de São José de Macapá. | Será trabalhado o livro na pág. 6 e a resolução de um questionário criado pelo professor. |
11/08/2010 | 100 min | Igreja de São José. | Será trabalhado o livro na pág. 9 e a construção de maquetes da igreja, atividade que será realizada em grupos de cinco. |
13/08/2010 | 50 min | Trapiche e a Pedra do Guindaste. | Será trabalhado o livro na pág. 10 á 13 e como atividade de pesquisa os alunos deverão procurar lendas relacionadas ao conteúdo. |
18/08/2010 | 100 min | Os primeiros bairros de Macapá. | Será trabalhado o livro na pág. 14 á 16 com um teatro de palito e a resolução de um questionário sobre o conteúdo. |
20/08/2010 | 50 min | Monumento Marco Zero. | Será trabalhado o livro na pág. 16 e a construção de telas, com o desenho do monumento Marco Zero com técnicas de pinturas variadas. |
25/08/2010 | 100 min | Curiau. | Será assistido o documentário Ôri de Raquel Geber. Relacionado ao livro da pág. 16 á 23. |
27/08/2010 | 50 min | Curiau. | Será comentado o documentário Ôri e os alunos realizaram relatório sobre o vídeo. |
01/09/2010 | 100 min | Museu Sacaca. | Será realizada uma aula-passeio no museu Sacaca. |
03/09/2010 | 50 min | Museu Sacaca. | Será realizado um comentário sobre o passeio e a elaboração de redação com o que o aluno achou de mais interessante no museu. |
08/09/2010 | 100 min | Macapá atualmente. | O professor conversará com os alunos sobre como Macapá era e como está hoje. Relacionado ao livro na pág. 24 á 30. |
10/09/2010 | 50 min | Revisão. | Questionário de revisão sobre os conteúdos trabalhados desde o inicio do bimestre. |
15/09/2010 | 100 min | Construção do livro. | Começando a construção do livro, os alunos serão divididos em grupos de cinco e os temas, relacionados ao conteúdo do bimestre, serão sorteados, cada grupo ficara responsável por duas páginas do livro uma o poema e outra a ilustração. O livro será iniciado pelas ilustrações. |
17/09/2010 | 50 min | Construção do livro. | Continuação das ilustrações. |
22/09/2010 | 100 min | Construção do livro. | Construção dos poemas relacionados ao conteúdo. |
24/09/2010 | 50 min | Construção do livro. | Conclusão dos poemas e do livro. |
29/09/2010 | 100 min | Sarau. | Os alunos recitarão os poemas que criaram. |
Recursos:
Papeis ( sufite, paraná, jornal, camurça, cartão), palito de churrasco, tesoura, cola branca e de isopor, lápis de cor, lápis preto, régua, EVA, folha de isopor, tinta guache, pincel de pelo, televisão, DVD, radio, ônibus.
Avaliação:
A avaliação será processual e ocorrerá de acordo com a participação, interesse do aluno, pela presença em sala de aula e através dos trabalhos que serão realizados no decorrer do bimestre.
Bibliografia:
EMANUEl, Hebert; ABREU, Adriana; Macapá, a capital do meio do mundo; editora Cortes1 ed. 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário