sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto Bimestral de História


Projeto Conhecendo Macapá.
Tema: Macapá, um pouquinho do Brasil.
Série: 4 ano/3 série.
Duração: 20 horas.

Problemática:
 Desvalorização da cidade, abandono da cultura e dos costumes pela nova geração.

Justificativa:
 O projeto visa induzir o aluno a valorizar o lugar onde vive através do conhecimento. Conhecendo mais a historia o aluno poderá refletir mais em suas ações em relação a historia, a cultura e os costumes deixado pelos pioneiros da cidade.

Objetivo Geral:
 Levar o aluno há conhecer um pouco sobre a origem de Macapá, os significados de seu marcos históricos, de sua cultura e de seus costumes, que estão sendo, aos poucos, esquecidos.

Objetivo Especifico:
Conscientizar o aluno sobre a história da nossa cidade, e assim levá-lo à identificação através do conhecimento  dos nossos monumentos históricos e entender que o presente é o legado da passado, permitindo compreender àqueles que de diferentes culturas e costumes ajudaram a construir o local em que vivemos.   

Conteúdos Trabalhados:
Português
Matemática
Historia
Geografia
Artes
Atividades escritas e orais (leitura, construção e interpretação de textos); Música, lendas, poemas, rimas; Confecção de livro.
Construção de mini-maquete; Confecção de livro; (medidas de comprimento e formas geométricas).
Historia da cidade de ontem e hoje; Confecção de livro.
Localização, clima, extensão territorial;
Técnicas de pinturas, Confecção de livro, Desenho livre, Construção de mini-maquete.

Metodologia.
Esse projeto foi elaborado com base no livro Macapá: A capital do meio do mundo, de Hebert Emanuel e Adriana Abreu, o qual será utilizado durante todo o bimestre. O programa será trabalhado  de forma dinâmica, lúdica e diversificada para que o aluno venha a ter contado com o conteúdo de formas diferenciadas, com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse. Nesse projeto será trabalhada música, teatro, aula-passeio, filmes, construção de texto e a elaboração de um livro.

Cronograma de Execução.
DATA
TEMPO
CONTEÚDO
ATIVIDADE A SER REALIZADA NA AULA
04/08/2010
100 min
Conhecendo Macapá.
Será trabalhado livro na pág. 3, 4 e 5 e uma atividade criada pelo professor com a música Minha Cidade.
06/08/2010
50 min
Fortaleza de São José de Macapá.
Será trabalhado o livro na pág. 6 e a resolução de um questionário criado pelo professor.
11/08/2010
100 min
Igreja de São José.
Será trabalhado o livro na pág. 9 e a construção de maquetes da igreja, atividade que será realizada em grupos de cinco.
13/08/2010
50 min
Trapiche e a Pedra do Guindaste.
Será trabalhado o livro na pág. 10 á 13 e como atividade de pesquisa os alunos deverão procurar lendas relacionadas ao conteúdo.
18/08/2010
100 min
Os primeiros bairros de Macapá.
Será trabalhado o livro na pág. 14 á 16 com um teatro de palito e a resolução de um questionário sobre o conteúdo.
20/08/2010
50 min
Monumento Marco Zero.
Será trabalhado o livro na pág. 16 e a construção de telas, com o desenho do monumento Marco Zero com técnicas de pinturas variadas.
25/08/2010
100 min
Curiau.
Será assistido o documentário Ôri de Raquel Geber. Relacionado ao livro da pág. 16 á 23.
27/08/2010
50 min
Curiau.
Será comentado o documentário Ôri e os alunos realizaram relatório sobre o vídeo.
01/09/2010
100 min
Museu Sacaca.
Será realizada uma aula-passeio no museu Sacaca.
03/09/2010
50 min
Museu Sacaca.
Será realizado um comentário sobre o passeio e a elaboração de  redação com o que o aluno achou de mais interessante no museu.
08/09/2010
100 min
Macapá atualmente.
O professor conversará com os alunos sobre como Macapá era e como está hoje. Relacionado ao livro na pág. 24 á 30.
10/09/2010
50 min
Revisão.
Questionário de revisão sobre os conteúdos trabalhados desde o inicio do bimestre.
15/09/2010
100 min
Construção do livro.
Começando a construção do livro, os alunos serão divididos em grupos de cinco e os temas, relacionados ao conteúdo do bimestre, serão sorteados, cada grupo ficara responsável por duas páginas do livro uma o poema e outra a ilustração.  O livro será iniciado pelas ilustrações.
17/09/2010
50 min
Construção do livro.
Continuação das ilustrações.
22/09/2010
100 min
Construção do livro.
Construção dos poemas relacionados ao conteúdo.
24/09/2010
50 min
Construção do livro.
Conclusão dos poemas e do livro.
29/09/2010
100 min
Sarau.
Os alunos recitarão os poemas que criaram.

Recursos:
 Papeis ( sufite, paraná, jornal, camurça, cartão), palito de churrasco, tesoura, cola branca e de isopor, lápis de cor, lápis preto, régua, EVA, folha de isopor, tinta guache, pincel de pelo, televisão, DVD, radio, ônibus.

Avaliação:
 A avaliação será processual e ocorrerá de acordo com a participação, interesse do aluno, pela presença em sala de aula e através dos trabalhos que serão realizados no decorrer do bimestre.

Bibliografia:
EMANUEl, Hebert; ABREU, Adriana; Macapá, a capital do meio do mundo; editora Cortes1 ed. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário