sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Relatório Final do Estágio Il – Prática docente na Educação Infantil


FACULDADE ATUAL
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ATUAL


MARIA DANIELLE FONSECA MACHADO
MIRIAM TOSSANI FORTUNA
MÔNICA DE FREITAS BARREIRO
SORAIA BRITO FERREIRA



Relatório Final do Estágio Il – Prática docente na Educação Infantil















Macapá/AP
 2010

MARIA DANIELLE FONSECA MACHADO
MIRIAM TOSSANI FORTUNA
MÔNICA DE FREITAS BARREIRO
SORAIA BRITO FERREIRA





Relatório Final do Estágio Il – Prática docente na Educação Infantil


Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Superior de Educação Atual, Da Faculdade Atual, como requisito avaliativo na disciplina Estágio Il, sob orientação do professor Esp. Max José Nascimento Nobre.
                       










Macapá/AP
2010

MARIA DANIELLE FONSECA MACHADO
MIRIAM TOSSANI FORTUNA
MÔNICA DE FREITAS BARREIRO
SORAIA BRITO FERREIRA





Relatório Final do Estágio Il – Prática docente na Educação Infantil


Trabalho avaliativo exigido pelo Instituto Superior de Educação Atual, como requisito avaliativo na disciplina de Estágio II .


AVALIADOR


...............................................................................
Prof. Esp. Max José do Nascimento Nobre







Aprovado: ................(..........................)
AGRADECIMENTO
Primeiramente a Deus, fonte de nossa inspiração.
As nossas famílias, que sempre nos apóiam.
A todos nossos amigos que nos ajudaram.
Aos funcionários da escola campo, que nos ajudou com muito carinho.














































































                                                                                                 Quero continuar a viver depois da minha morte,,,
                             (Anne Frank)
SUMÁRIO
Apresentação...................................................................................................................7
Justificativa.......................................................................................................................8
Objetivos.........................................................................................................................9
Metodologia...................................................................................................................10
Identificação da escola...................................................................................................11
Observação e Participação.............................................................................................12
Considerações Finais.....................................................................................................36
Referencias Bibliográficas...............................................................................................37
Apêndice.......................................................................................................................38
Anexo............................................................................................................................65













APRESENTAÇÃO
O Estagio de Observação e Participação descrito nesse relatório está baseado nas horas que convivemos no ambiente escolar de educação infantil. Trata-se basicamente do convívio e que tivemos com os alunos e professores da intuição e nossa participação.
O estágio foi realizado em duas turmas, uma de 1º período e outra de 2º período, no turno matutino no Jardim de Infância Sementinha. Cumprimos a carga horária de 40 (quarenta) horas, sendo 20 (vinte) horas de observação e 20 (vinte) horas de participação.
Dessa forma podemos observar a metodologia trabalhada pelas professoras e expressar e o conhecimento que adquirimos com as mesmas nas aulas que ministramos.












JUSTIFICATIVA
De acordo com a psicóloga Giuliana Andrade “O estágio é importante porque irá permitir que o estudante desenvolva suas habilidades profissionais, aliando a teoria com a prática, além de adquirir experiências pessoais e auxiliar no seu crescimento e maturidade”.
Segundo a lei Nº 11.788, de  25 de setembro de 2008 Art. 1o  Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo (...) § 2o  O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. 
Para nós, estagiários, o estágio é extremamente importante, pois é através do mesmo que podemos por em prática o que aprendemos em sala de aula. Alem de ser no estagio que começamos a “ganhar” experiências e preparo para trabalharmos em nossa área.










OBJETIVOS
Objetivo geral:
Adquiria habilidade de trabalhar em sala de aula, tendo que adequar o que aprendemos em teoria a realidade do que o aluno necessita. Repensar no processo ensino-aprendizagem mediante a atitude da vida escolar que apenas aprendemos na prática.
Objetivos específicos:
ü  Interagir com a realidade da sala de aula.
ü  Desenvolver capacidades de tomar decisões frente a problemas que surgem na sala de aula.
ü  Atuar como docente nas instituições de educação infantil.












METODOLOGIA
Em primeiro momento conhecemos a instituição, as professoras e as dependências da escola. Em seguida nos dividimos em duplas, sendo que cada dupla ficou em salas distintas, Soraia Brito e Mônica Barreiros ficaram na turma de 1º período e Maria Daniele e Miriam Tossani ficaram com a turma de 2º período.
Era-nos exigido 40 (quarenta) horas, as quais foram divididas em 10 dias, 4 (quatro) horas diárias. Sendo as 20 (vinte) primeiras horas observação e as 20 (vinte) horas restantes regência. Iniciamos no dia 13 de setembro de 2010 e concluímos no dia 24 de setembro de 2010. Ficou distribuído da seguinte forma:
Atividade
1º dia
2 º dia
3 º dia
4 º dia
5 º dia
Observação
13/09/2010
14/09/2010
15/09/2010
16/09/2010
17/09/2010
Participação
20/09/2010
21/09/2010
22/09/2010
23/09/2010
24/09/2010












IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
ü  Contextualização da instituição
O Jardim de Infância Sementinha está em atividade desde 27 de março de 1987, é pertencente ao município, fica situado na Avenida Pedro Américo 1366, no bairro Jesus de Nazaré, na cidade de Macapá, estado do Amapá. Tendo até o presente momento como diretora Maria das Graças da Silva Coutinho.
ü  Corpo docente
Atualmente a escola dispõe de apenas 4 (quatro) professores, dos quais 3 (três) estão cursando o ensino superior e 1 (um) tem apenas o magistério. Cada um dos professores lecionam apenas um turno ficando distribuídos da seguinte forma: 2 (dois) no turno da manha e 2 (dois) para o turno da tarde, sendo 1 (um) para o 1º período e 1 (um) para o 2º período, em cada turno.
ü  Corpo discente
A clientela dessa escola é em sua maioria crianças pertencente a famílias de baixa renda. Nesse ano de 2010 foram matriculadas no total de 85 (oitenta e cinco) crianças que foram distribuídas da seguinte forma:
Turno
Manhã
Tarde
Total por Período
1º período
22
22
44
2º período
19
22
41
Total
41
44
85

ü  Caracterização da escola
O Jardim de Infância Sementinha oferece apenas o 1º e 2º período da educação infantil. O prédio em que funciona, no geral, é pequeno, tem apenas duas salas de aula, dois banheiro, um refeitório, um pátio grande. A secretária, coordenação e diretoria funcionam na mesma sala. Também possui uma brinquedoteca e um parquinho, mas estão desativados por falta de verba para manter-los.



CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesse período que “enfrentamos” a sala de aula, não mais como meros espectadores somente, mas também como aquele que media o saber, percebemos como é difícil trabalhar, ainda mais com crianças, sem recursos, sem materiais, sem coisas básicas para trabalhar com as mesmas.  Percebemos que alem de ser professor, temos que ser mágicos.
Observamos que cada professor tem seu jeito próprio de “dominar” a seus alunos, por mais que aos olhos alheios pareça não ser a metodologia mais adequada. Também percebemos que nessa instituição, todos formam uma família. Talvez porque seja pequena todos procuram ajudar-se mutuamente.
Trabalhar hoje na educação pública infantil, é algo de extrema dificuldade, a criança necessita de um atendimento especial a sua faixa etária, brinquedos, livro próprios para sua idade, materiais adequados, que não lhes são fornecido, tornando o trabalho do professor mais difícil e o ato de aprender menos interessante para criança.











REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bianchi, Anna Cecilia de Morais; Alvarenga, Marina; Bianchi, Roberto. Manual de Orientação: Estágio Supervisionado. 3 ed, São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2003.















                                                                 
















APÊNDICE














































APÊNDICE A: Fotografias da escola campo
































                       APÊNDICE B: Fichas de registro das atividades do Estágio Curricular II
























APÊNDICE C: Planos de aula das aulas realizadas no estágio
























ANEXO























           
ANEXO A: Instrumento de pesquisa – modelo FAAT
























ANEXO B: Projeto mensal desenvolvido na Escola Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário