sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto de Ciências

Projeto Recibrincando
I- PROBLEMÁTICA
Elevado número de crianças que não tem contado com o direito de brincar e de ter um brinquedo; desperdício de materiais que podem ser reciclados, mas são descartados, aumentando o consideravelmente o lixo em nossa cidade.
II- JUSTIFICATIVA.
A cidade de Macapá, no Amapá, possui cerca de 344,194 habitantes. Sendo que, em 2008, cerca de 35, 9% da população viviam na pobreza e 9,6% viviam em estado de miséria. Grande parte deste número é de crianças, das quais muitas estão trabalhando, passando privações e tendo seus direitos desrespeitados, ignorados. Partes dessas famílias vivem da “arte” de catar lixo. Diariamente é despejado na lixeira pública de Macapá, entre lixo domiciliar, industrial e hospitalar, cerca de 250 toneladas. Segundo a pesquisa, do IBGE, 100% do lixo produzido no Amapá têm destinação inadequada. A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos incentiva à reciclagem e às cooperativas de catadores de lixo, mas Macapá ainda não trabalha nesse sentido e deve enfrentar problemas para a implantação.
Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem e devem ser reaproveitados, ou seja, reciclados. Tendo em vista o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumínio (de 200 a 500 anos), podemos perceber o quão bons e resistentes são esses matérias para serem descartados na natureza como se não houvessem utilidade alguma. A reciclagem é uma alternativa para amenizar o problema, mas é necessária a ajuda da população para realizar esta ação. O lixo é fonte de riqueza. Quem recicla ajuda a manter o mundo mais limpo, mais saudável.
Com a reciclagem essas famílias carentes podem mudar o foco de suas vidas e fazer dessa arte seu sustento e proporcionar a suas crianças uma vida diferente. Essa crianças, que fazem parte dessas famílias, geralmente são privadas de algo de extrema importância o ato de brincar, de ter um brinquedo, mas por um motivo obvio: a alimentação é mais importante do que a diversão.
Segundo o ECA (Cap. II, Art. 16-IV) “Toda criança tem direito de brincar, praticar esportes e divertir-se”, mas nem toda família pode proporcionar, e outras nem permitem, esse ato simples que para muito não tem importância, mas que na realidade é fundamental para o desenvolvimento da criança.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) (Brasil,1998, p.3) defende o Direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação.
Através do brincar se descobre a personalidade da criança, assim como as suas dificuldades e competências, também desenvolve as coordenação motora fina, e coordenação motora grossa e o desenvolvimento psíquico da criança, pois, esta procura explorar o brinquedo de diversas formas.
De acordo com Elisabeth Salgado “O brincar pode funcionar como um espaço através do qual a criança deixa sair sua angústia, aprende a lidar com a separação, o crescer, a autonomia, os limites”.
Agora é hora de “juntar” tudo: ajudar a limpar o planeta e dar a oportunidade de crianças carentes poderem ter os brinquedos que imaginarem produzidos por suas próprias mãozinhas.
III- OBJETIVOS
Geral: Tentar induzir não somente os alunos, mas a população a reaproveitar parte do que seria encaminhado para o lixão, reduzindo assim consideravelmente o montante do que poderia ser acumulado alem de proporcionar uma fonte de renda para famílias que poderão fazer da reciclagem uma fonte de renda.
Específico: Trabalhar vários aspectos da criança através do brincar. Através do brincar se descobre a personalidade da criança, assim como as suas dificuldades e competências, desenvolve as coordenações motora fina e grossa e o desenvolvimento psíquico da criança. Ajudá-la a desenvolver sua imaginação e criatividade através da confecção dos brinquedos e a importância do ato de reciclar para o meio ambiente.
IV-METODOLOGIA
                  O projeto será realizado no Jardim de Infância Sementinha, com objetivo de renovar a brinquedoteca desta escola, àquele será elaborado para realizar-se em uma semana, antes de tudo o grupo irá reunir-se com o corpo técnico da creche onde ocorrerão inicio da implantação do projeto; com um mês de antecedência da realização do projeto começará uma campanha de arrecadação de material reciclável. Para isso serão confeccionados cartazes para arrecadação do material, cartazes que serão produzidos pelos alunos. 
Na semana do projeto primeiramente será realizada uma palestra com os alunos, a comunidade e o corpo técnico da escola.  Nesta palestra será abordado o seguinte tema: “A reciclagem contribuindo para o desenvolvimento integral da criança”, apresentaremos o objetivo do projeto a todos, e para contribuir com os argumentos teremos um convidado ambientalista da SEMA. No final da palestra solicitaremos mais uma vez a coleta de materiais reciclados para a construção da brinquedoteca, e confeccionaremos mais cartazes, agora com a ajuda da comunidade para participarem ativamente do projeto.
              No decorrer da semana será realizado  mini-cursos sobre a construção de brinquedos e móveis, cursos esses que serão administrados  pele grupo organizador do programa, coletas e separação de materiais reciclados, a construção dos brinquedos e moveis.
            Organizaremos a brinquedoteca, onde serão expostos os brinquedos que e moveis que foram construídos pelos alunos e a comunidade, também construiremos cartazes com frases sobre o valor da reciclagem, para ornamentar o colégio que irá receber a comunidade para a inauguração da brinquedoteca.     
           No cume do projeto ocorrerá a inauguração da brinquedoteca, onde será realizado mais uma palestra com a participação do corpo pedagógico do colégio, do grupo fundador do projeto, da comunidade e principalmente ouvir a opinião dos pais dos alunos,neste dia será realizada a cerimônia de entrega da brinquedoteca para os alunos e professores daquela escola.
IV-CRONOGRAMA DE ATIVIDADES                                                                                
Atividades
segunda-
feira
terça-
feira
quarta-
feira
quinta-
feira
sexta-
feira
Sábado
 Palestra-Convidado (SEMA)
X





Divulgação
X
X
X
X
X

Coleta dos materiais recicláveis


X




Curso de produção
de   brinquedos e
 móveis         

X
X



Construções dos brinquedos e móveis


X
X
X

Construção de
cartazes




X

Organização e
adorno do colégio




X

Inauguração da brinquedoteca





X
Exposição dos brinquedos criado
pelas crianças.





X

V- RECURSOS
Tesoura (que será utilizada com a observação da professora), fita adesiva, fita crepe resistente, materiais recicláveis (garrafas pet, papéis, jornais, caixinha de fósforo,copinho descartável), furador de papel, caixa de ovo, tinta guache, barbante.
VI- AVALIAÇÃO
A avaliação será de modo contínuo, e ocorrerá de acordo com a participação, interesse do aluno na construção dos brinquedos e através dos trabalhos que serão realizados no decorrer da semana, não se resumindo a algumas atividade planejada, mas sim relacionada com oportunidades oferecidas aos alunos em sala de aula, considerando as características da faixa etária de cada aluno, Outra questão é o erro, que deve ser posto como fonte de aprendizagem , contando com a intervenção educativa.Os erros, assim como as perguntas dos alunos, deveram ser interpretados e analisados e depois trabalhados em função da aprendizagem.

IDEIAS PARA O PROJETO RECIBRINCANDO
CURSO PARA FABRICAÇÃO DE BRINQUEDOS
1 BILBOQUÊ
Material:
1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio); Barbante; 1 folha de papel usado; Fita crepe; Tinta guache
Como fazer:
Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar. O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.

2 TEATRO DE BONECOS
Material:
1 caixa de sapatos; Palitos de churrasco; Papel; Canetas coloridas; Estilete; Fita adesiva
Como fazer:
Peça para seu filho imaginar uma história. Peça, então, para ele desenhar os personagens dessa história. Recorte cada personagem e cole na extremidade dos palitos com fita adesiva. Em seguida, ele deverá desenhar o cenário onde acontece essa história, no fundo da parte interna da caixa de sapatos. Agora apóie a caixa na mesa, em uma das faces laterais, com o cenário ao fundo ? cuidado para não deixá-lo de cabeça para baixo. Posicione-se de frente para o desenho e, com o estilete, faça uma abertura na face da caixa que está apoiada na mesa (a abertura deve ser paralela ao fundo da caixa, onde está o desenho, e deve ter cerca de três centímetros de largura em toda a sua extensão). Através dessa abertura, a criança coloca os palitos (por baixo) e movimenta os bonequinhos de um lado para o outro do cenário. Agora é só fazer uma linda apresentação!
 
3 DOMINÓ
Material:
Revistas velhas; Papelão; Caneta; Tesoura
Como fazer:
Folheie revistas velhas, escolha 28 figuras pequenas e recorte. Corte o papelão em 28 retângulos de 5 cm X 10 cm. Faça um risco dividindo cada retângulo em duas metades. Em uma metade, será colada uma figura. Na outra, será escrito o nome de uma outra figura. Faça isso em todas as peças, certificando-se de escrever os nomes de todas as figuras. O jogo vai começar! Coloque uma peça na mesa e distribua as demais entre os participantes. Um de cada vez, os jogadores devem encaixar o nome à imagem correspondente ou vice-versa, até que não sobre mais nenhuma peça na mão.

4 CASINHA DE BONECAS
Material:
Caixas de fósforos; Cola branca; Papel sulfite; Lápis de cor
Como fazer:
Você já imaginou quantas coisas dá para fazer com caixas de fósforos? Se você empilhar três caixas, poderá ter uma cômoda com gavetas! Se colar uma caixa perpendicular à outra, elas viram um lindo sofá. Três caixas coladas uma à outra, horizontalmente, viram uma cama. Enfim, é possível "mobiliar" vários cômodos apenas com este material. Antes de montar os móveis, cubra-os com papel sulfite, para poder pintar e desenhar os detalhes de cada objeto.

5 BOLICHE
Material:
10 garrafas plásticas (de refrigerante); Jornal; Fita Crepe; Cartolina; Caneta
Como fazer:
Corte pequenos pedaços de cartolina e numere-os de 1 a 10. Com a fita crepe, fixe cada número em uma garrafa. Amasse algumas folhas de jornal até formar uma bola e passe bastante fita crepe envolvendo a bola, para deixá-la firme e pesada. Pronto! Disponha as garrafas como se fossem os pinos do boliche (uma fileira com quatro bolas, uma com três bolas, uma com duas bolas e a última com uma bola só, bem na frente).
A uma distância de pelo menos cinco metros, a criança rola a bola no chão, em direção às garrafas, para tentar derrubá-las. A pontuação é calculada de acordo com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas. Quem somar mais pontos em cinco rodadas, vence. A cada rodada, as garrafas devem ser recolocadas no lugar, mas em posições diferentes, e sem que a criança possa visualizar os números.

6 QUEBRA-CABEÇA
Material:
1 imagem retirada de revista ou jornal; Cola; Papelão; Tesoura
Como fazer:
Recorte um pedaço de papelão do tamanho da imagem que seu filho escolheu. Cole a imagem no papelão e espere secar. Corte o papelão em pedaços quadrados ou triangulares, do mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes, conforme você preferir. Para brincar, é só embaralhar as peças e tentar reconstruir a figura.

7 VAI E VEM
Material:
2 garrafas de refrigerante; Tampas coloridas de xampu ou de material de limpeza (lavadas e secas); Barbante (2 pedaços de 3m); Fita crepe
Como fazer:
Corte cada garrafa no meio. Você vai utilizar as metades de cima, isto é, as que têm gargalo. Passe os dois fios por dentro de uma metade, do gargalo para o centro. Em seguida, passe os fios pela outra metade, do centro para o gargalo. Encha as metades com as tampinhas coloridas, para dar um visual bonito, e passe fita crepe para juntar as duas partes das garrafas, formando um cilindro. Dê um nó nas extremidades de cada fio. Duas crianças participam dessa brincadeira, cada uma fica de um lado, segurando uma ponta do fio em cada mão. Conforme elas abrem e fecham os braços, o cilindro desliza pelo fio de um lado para o outro.

8 DINOSSAURO
Material:
2 garrafas de refrigerante vazias; 1 caixa de sapatos; Fita crepe; 4 caixas de fósforos; Jornal; Cola; Tinta colorida; 1 caixa vazia de filme fotográfico
Como fazer:
Corte as duas garrafas no meio e separe as metades de cima (que têm os gargalos). Junte essas duas metades pela parte recortada, com fita crepe, formando um cilindro ? esse será o corpo do dinossauro. Encaixe a caixa de filme fotográfico em um dos gargalos e cole com fita crepe ? esse será o focinho do dinossauro. Com fita crepe, fixe as caixas de fósforos no corpo do dinossauro, duas de cada lado, formando as patas.
Desmonte a caixa de sapatos e use o papelão para recortar um triângulo comprido, que será a cauda. Fixe a cauda no outro gargalo, também usando fita crepe. Use o papelão para fazer também a crista do dinossauro, no formato que você quiser (pode ser triangular ou ondulado), e fixe a crista nas ?costas? do dinossauro. Por fim, corte o jornal em pedaços, passe na cola e vá grudando em toda a superfície do dinossauro, em várias camadas. Espere a cola secar. Agora, é só pintar o dinossauro de verde e desenhar os olhinhos, a boca e outros detalhes na cor preta ou vermelha.

9 BALÃO
Material:
1 bexiga; Jornal; Cola branca; Barbante; Fita crepe; 1 caixa pequena
Como fazer:
Encha a bexiga, que vai servir como molde para a construção do balão. Corte o jornal em pedaços e faça camadas de jornal sobre a bexiga, usando cola para grudar uma folha na outra ? mas sem colar o papel na bexiga. Faça pelo menos dez camadas de jornal. Espere secar bem. Estoure a bexiga e retire-a de dentro do balão.
Corte quatro pedaços de barbante, de 20cm cada. Grude cada pedaço, com fita crepe, na parte interna do balão. Fixe as outras extremidades dos barbantes na caixa, uma em cada face. Pinte a caixa e o balão, coloque um bonequinho ou um bichinho de pelúcia dentro e pronto! É só voar...

 VII- Bibliografia
http://www.jdia.com.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=25284
Mundo Educação » Educação » A importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário